sábado, 5 de maio de 2012

Paraná e as multas de trânsito.

Paraná tem média mensal de 250 mil multas de trânsito; saiba a infração mais comum.


       

          O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) registrou no primeiro semestre de 2011 uma média mensal de 250 mil infrações de trânsito. De janeiro a junho, foram aplicadas pelos órgãos competentes 1,5 milhão de multas – número que equivale a 75% do total de penalidades aplicadas nos 12 meses do ano passado, quando foram notificados 2,1 milhões de condutores.
          A violação ao Código Brasileiro de Trânsito que originou o maior número de multas é o excesso de velocidade em até 20% do permitido. De janeiro a julho deste ano, foram 366 mil multas expedidas por este motivo, a maioria em vias urbanas. Só em Curitiba foram 154 mil.
          Segundo a Organização Mundial de Saúde, não respeitar o limite de velocidade indicado nas ruas das cidades é uma das imprudências determinantes de acidentes fatais. “A velocidade e a distância dos outros veículos interferem no momento em que é necessário parar o carro. Normalmente o tempo de resposta do motorista, em situações de acidente inevitável, é de 0,75 segundos”, afirma o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.
“Isso significa que se você dirigir a 90 quilômetros por hora precisará de 18 metros para frear seu carro antes de bater. A 120 quilômetros por hora essa distância precisa ser de 25 metros”, compara. “O pior é se o motorista estiver alcoolizado, o que aumenta o tempo de resposta para dois segundos. Nestas velocidades, a distância necessária para parar o carro deve ser de 44 e 66 metros, respectivamente”, completa ele.

OUTRAS INFRAÇÕES

          O ranking do Detran aponta ainda que os paranaenses receberam 161.264 multas ao  estacionar em desacordo com a regulamentação, segunda infração mais cometida no Estado. Avançar sinal vermelho ou parada obrigatória gerou 124 mil infrações e aparece em terceiro lugar.
          Também integram a lista: falta de uso do cinto de segurança (88.084 infrações); não indicar o condutor infrator (77.067); realizar conversão em local proibido (76.791); dirigir usando fones ou telefone celular (63.919); e ultrapassar sobre linha contínua (40.922).
          As infrações são registradas por agentes municipais de trânsito, radares e oficiais da Policia Militar, Policia Rodoviária Federal e Estadual. “Nos últimos anos, aumentou o número de agentes e de equipamentos de fiscalização, até mesmo para acompanhar o crescimento da frota de veículos”, diz a coordenadora de infrações do Detran, Marli Batagini.
          “Esperamos que isto leve à queda da sensação de impunidade e, consequentemente, na queda das violações. O que devemos fazer para diminuir os índices de infrações é respeitar as normas e fomentar a cultura do respeito mútuo no trânsito, com a prática da cortesia”, afirma a coordenadora.


            

Nenhum comentário:

Postar um comentário