quinta-feira, 3 de maio de 2012

Fique sabendo...

O QUE É TRÂNSITO?

 
        O trânsito é o espaço onde acontece o movimento de pessoas, de veículos e de animais. E, que pode ser tanto em ruas quanto em estradas. O trânsito é um espaço coletivo, ou seja, é um local onde as pessoas podem conviver e se comunicar. No trânsito, todos têm direitos e deveres. Por isso, é necessário, que haja respeito e compreensão entre todos que participam do trânsito.

        Em casa, na família todos têm regras para cumprir, como por exemplo, o horário das refeições, o horário para dormir e assim por diante . Cada pessoa tem sua função. O papai e a mamãe geralmente trabalham fora, os irmãos mais velhos cuidam dos mais novos e estudam, enfim, cada um tem seu papel. Essas regras têm que ser seguidas e repeitadas para que haja um convivência tranqüila. Até mesmo na sala de aula, existem regras. Por exemplo: nenhum aluno para se locomover pulando em cima das cadeiras. Ou seja, para ir de um lugar ao outro, os alunos não podem subir nas cadeiras, nem pular em cima das mesas.

SINAIS AMIGOS: 
 PARA QUE SERVEM OS SINAIS?

   

        Existem muitas formas das pessoas se comunicarem entre si. Pode ser pela fala, pelo olhar, através dos sons, etc. Quando você está em um local público como num parque ou mesmo na sua escola e precisa ir ao banheiro, como é que você sabe qual é o banheiro feminino, ou seja, destinado as mulheres e qual o banheiro masculino, destinado aos homens?
        Em geral, há uma plaquinha com um desenho na porta, não é? Pois então. Essas placas tem um significado e servem para orientar as pessoas sobre alguma coisa.No trânsito, também é necessária essa comunicação. Assim, fica muito mais fácil as pessoas se entenderem.
        Por isso, existem alguns sinais, que servem para facilitar a comunicação entre as pessoas. Eles são super importantes para "manter a ordem". Imagine que confusão seria, se não existissem os semáforos, as faixas de pedestres e tudo o mais. Os sinais mais comuns no trânsito são os semáforos, as placas,as pinturas no chão das ruas, os gestos, os sons de apito e de sirenes, os sinais luminosos, as cores e assim por diante.

                            CIDADANIA
         Cidadão é o indivíduo consciente do seu papel na sociedade. Ser cidadão significa conhecer e reconhecer que temos direitos e deveres que devem ser cumpridos e exercidos para que a vida em sociedade seja possível.
        O bom cidadão é geralmente um bom pedestre, um bom ciclista, motorista, etc., pois reconhece os seus deveres e direitos também no trânsito.
        No trânsito não dá para brincar: trânsito não é autorama nem videogame! É necessário respeito e cordialidade no trânsito. É muito importante que cada um faça sua parte, respeitando e se fazendo ser respeitado.
       O Brasil tem um conjunto de leis de trânsito, que foi revisto e ampliado há pouco tempo, em 1997. Todas essas leis estão reunidas num só livro, que tem o nome de "Código de Trânsito Brasileiro" ou simplesmente "CTB".

PEDESTRE NOTA 10!
 FIQUE ESPERTO. SEJA UM PEDESTRE CONSCIENTE!



         Caminhar faz muito bem à saúde. Com o grande número de carros, motos e outros tipos de veículos que temos circulando pelas ruas, a poluição tende a aumentar muito, por isso, andar a pé é uma das formas com a qual você pode colaborar para auxiliar na preservação do meio ambiente.
        Os veículos são grandes responsáveis pela poluição do planeta. Isso porque emitem gases nocivos ao meio-ambiente como o Gás Carbônico (CO2) e o Monóxido de Carbono (CO).      Além disso, os veículos emitem ruídos muitas vezes indesejáveis que diminuem a qualidade de vida nas cidades.
        Viu só? Esses são bons motivos para que você convide seus amigos e as pessoas que fazem parte da sua família, para sempre que possível andem a pé, em vez de utilizar o carro.

Pedalando



Vamos conhecer um pouco sobre esse veículo chamado bicicleta?

Pedalando pelo tempo...

        A história oficial da bicicleta, começou em 1790, quando um conde francês chamado sivrac criou o "celerífero" (celer = rápido, fero = transporte). Era uma bicicleta de madeira, que ainda não tinha pedais nem correntes e era empurrada com os pés no chão. 

E... Hoje em dia?

        Atualmente, as bicicletas estão modernas e muito mais populares. As estatísticas dizem que elas somam 100 milhões no mundo. Há muitas razões para essa popularidade da bicicleta. O preço bem mais baixo do que outros meios de transporte. Além disso, ela não consome combustível, ocupa menos espaço e quando precisa de conserto ou manutenção, o custo é muito mais barato do que os outros veículos.
         Na Europa, a bicicleta é, ainda hoje, o veículo mais difundido. Na Inglaterra, na França, na Alemanha, na Holanda, na Itália, na Bélgica e na Escandinávia ela é um importante meio de transporte. No sul do Brasil, principalmente em Santa Catarina, é muito utilizada pela população.
       Com o passar do tempo, a tecnologia desenvolveu produtos e componentes que a tornam muito leve, bonita e veloz. Com tudo isso, acabou se tornando um veículo capaz de oferecer grandes riscos de acidentes, quando não forem tomados alguns cuidados.

         Se você for circular de "bike" por aí, preste atenção nessas dicas:

♥ Vá sempre pela direita da rua e no sentido dos veículos; nunca pedale no meio da rua;
♥ Se estiver pedalando com seus amigos num local ou rua de muito movimento, ande em fila única, ou seja, um atrás do outro; a calçada é para o pedestre andar e não para o ciclista. Por isso, procure um terreno baldio, um parque, uma pista ou no jardim de casa, para poder pedalar com segurança;
♥ Se você tiver que atravessar a rua, desça da bicicleta olhe várias vezes para ter certeza de que não está vindo nenhum veículo e empurre-a, até chegar ao outro lado;
♥ É necessário pedir para um adulto fazer a revisão nos freios, pneus, corrente e nos outros componentes da bicicleta para que você possa, pedalar com segurança e se divertir.


SOBRE DUAS RODAS


        Você sabia que crianças menores de 7 (sete) anos não podem andar na garupa da moto? É sim. Não podem não. Como as crianças são menores e portanto, mais frágeis, até essa idade, de acordo com a lei , é proibido transportá-las na moto. O condutor que desrespeitar a lei coloca em risco a vida da criança e ainda pode ser multado.

♥É obrigatório andar sempre com o farol da moto aceso. tanto durante o dia, quanto à noite.
♥Todo motociclista deve conhecer bem as regras de circulação de trânsito. o equipamento que deve utilizar e fazer, com freqüência, a manutenção da moto, verificando o estado dos pneus, do freio, etc.
♥ Quem anda de moto, precisa usar os equipamentos de segurança recomendados: capacete, luvas, calçado fechado, calça em tecido resistente e jaqueta de cores claras.
♥O motociclista deve prestar muita atenção para ver e ser visto, mantendo uma distância de segurança em relação aos outros veículos.
♥Pegar "carona" em outros veículos, nunca! isso coloca em risco a segurança de quem está pilotando a moto e de quem está na garupa também..
♥Jamais se deve andar de moto fazendo zig-zag. é muito perigoso, tanto para quem está na moto, quanto para as demais pessoas que estão nos outros veículos.
♥O piloto deve andar com a moto, no meio da faixa ao circular por uma estrada.
♥É necessário prestar atenção ao passar por garagens que possuem sinaleira áudio- visual, com campainha e pisca- pisca.


BOA VIAGEM
VIAJANDO POR AÍ...


        O ônibus, o trem e o avião, são considerados meios de transporte coletivos, porque eles podem transportar várias pessoas ao mesmo tempo.
       Quando transitamos de ônibus, somos chamados de passageiros. Os passageiros também devem contribuir para a organização e segurança do trânsito, respeitando o espaço que é compartilhado com as outras pessoas.
       Utilizar os chamados transportes coletivos, como o ônibus por exemplo, é uma das formas de colaborar para a diminuição dos congestionamentos e da poluição excessiva.
       Você já parou para pensar que num ônibus com a mesma quantia de combustível que é utilizada num carro que carrega no máximo 5 pessoas, é possível transportar cerca de 40 passageiros? Isso significa maior economia, menos poluição, menos congestionamentos e mais qualidade de vida.

        Veja só como é fácil ter uma boa convivência, mesmo quando tivermos que dividir os espaços, como quando utilizarmos os transportes coletivos, por exemplo. Basta que cada um respeite o espaço do outro.

♥ Ao embarcar no ônibus, cumprimente o motorista e o cobrador. Eles irão gostar muito e sentirão muito mais satisfação em desempenhar seu trabalho.
♥ Conserve seu corpo sempre dentro do veículo, sem se arriscar aos perigos de expor partes dele para fora da janela.
♥ Nada de jogar lixo no ônibus ou riscar os bancos e assentos. Guarde os objetos descartáveis até o final do trajeto ou da viagem, lembrando-se de que o lixo pode ser reciclado e transformado em novos objetos.
♥ Segure em lugar apropriado quando estiver viajando em pé, o veículo pode frear de repente e assim você evita cair sobre as pessoas ou se machucar.
♥ Quando estiver viajando sentado, ofereça seu lugar ao portador de necessidades especiais, pessoa idosa ou a mulheres que estejam grávidas. Essas pessoas têm a preferência dentro de um transporte coletivo. Não custa nada você ajudá-las.
♥ A viagem de ônibus junto com os colegas de aula é muito divertida, desde que você não provoque barulho ou faça brincadeiras que incomodem as pessoas que estão próximas de você ou que prejudiquem a atenção do motorista.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário