quarta-feira, 15 de maio de 2013

Gazeta do Povo: Redobre o cuidado ao atravessar a rua.


 

Redobre o cuidado ao atravessar a rua
 
Antonio More/ Gazeta do Povo / O cruzamento das ruas Visconde de Nácar e Fernando Moreira é um dos 15 locais com alto risco de atropelamento na capital
 
          Quatro em cada dez mortes no trânsito de Curitiba ocorrem em atropelamentos. Desatenção dos pedestres provoca a maior parte das colisões
 


          O atropelamento é o tipo de acidente que mais mata no trânsito de Curitiba e a culpa, em geral, é do próprio pedestre. A conclusão é de um levantamento feito pelo projeto Vida no Trânsito, existente desde 2010, que reúne e cruza dados de pelo menos sete órgãos cujo trabalho envolve o atendimento a vítimas de acidentes veiculares.
 
          Em 2011, 128 pessoas morreram atropeladas na capital – o equivalente a 40% do total de óbitos no trânsito registrados no período –, quase sempre atingidas por automóveis (45% dos casos). No primeiro semestre do ano passado (o balanço anual de 2012 ainda não foi fechado), foram 60 atropelamentos que resultaram em morte (41%), de um total de 144 ocorrências.
 
          Com base nesses dados, o diretor da Secretaria de Trânsito de Curitiba (Setran) Cassiano Novo diz que já é possível saber, por exemplo, que os pedestres contribuem mais para a ocorrência de atropelamentos do que os veículos. “Os pedestres admitem que frequentemente atravessam fora da faixa e assumem comportamento de risco. Eles também demonstram não ter noção sobre a diferença entre pontos de travessia seguros e inseguros”, afirma.
 
         Mas a aparente despreocupação do pedestre não é o único fator de risco, alerta Novo. A falta de infraestrutura viária e a idade dos transeuntes também favorecem a ocorrência de atropelamentos. Em 2011, por exemplo, 51 vítimas de atropelamento tinham 60 anos ou mais (40% do total). “Esse quadro se deve à mobilidade reduzida do idoso, que demora alguns segundos a mais para atravessar.”
 
Bebida
 
          O presidente da Asso­­ciação Brasileira de Pedestres (Abraspe), Eduardo José Daros, discorda da responsabilidade depositada no pedestre e coloca a culpa da maioria dos atropelamentos na conduta dos motoristas. “Quando uma pessoa é atropelada a 30 quilômetros por hora, a probabilidade de ela morrer é de 5%. Se ela for atropelada a uma velocidade de 60 quilômetros por hora, a probabilidade passa a ser de 85%”, revela.
 
          Tanto Novo quanto Daros são unânimes em apontar o consumo de álcool como um fator decisivo para o atropelado e para o condutor do veículo. O projeto Vida no Trânsito não tem o detalhamento do índice alcoólico em vítimas de atropelamento. Mas, para se ter uma ideia do problema, 19 dos 34 mortos no trânsito em março de 2012 tinham alguma concentração de álcool no sangue.
 
   Atropelada no ponto de ônibus
Henry Milleo/Gazeta do Povo / <b>Atropelada no ponto de ônibus</b>: Elo mais fraco do trânsito, o pedestre também é a principal vítima mesmo quando não tem culpa. A auxiliar administrativa Joyce Elisa Cavalheiro (foto), 29 anos, estava em um ponto de ônibus, às 6h30 da manhã, quando foi atingida por um carro desgovernado. O acidente ocorreu em fevereiro deste ano, na Vila Nossa Senhora da Luz, na Cidade Industrial. O motorista fugiu sem prestar socorro. “Quem me ajudou foram pessoas que viram o acidente, mas elas não conseguiram anotar a placa do motorista. Fiquei uns 20 dias com marcas roxas e me atacou uma lombalgia. Mas ainda bem que não foi pior”, disse. Joyce, que já tinha se envolvido em outros acidentes, conta que este foi o que mais a assustou, já que todos os dias precisa voltar ao mesmo ponto de ônibus no qual viveu os momentos de susto durante o atropelamento (AL)
 
          Elo mais fraco do trânsito, o pedestre também é a principal vítima mesmo quando não tem culpa. A auxiliar administrativa Joyce Elisa Cavalheiro (foto), 29 anos, estava em um ponto de ônibus, às 6h30 da manhã, quando foi atingida por um carro desgovernado. O acidente ocorreu em fevereiro deste ano, na Vila Nossa Senhora da Luz, na Cidade Industrial. O motorista fugiu sem prestar socorro. “Quem me ajudou foram pessoas que viram o acidente, mas elas não conseguiram anotar a placa do motorista. Fiquei uns 20 dias com marcas roxas e me atacou uma lombalgia. Mas ainda bem que não foi pior”, disse. Joyce, que já tinha se envolvido em outros acidentes, conta que este foi o que mais a assustou, já que todos os dias precisa voltar ao mesmo ponto de ônibus no qual viveu os momentos de susto durante o atropelamento (AL).
 Vigilância
Setran monitora 15 pontos de alto risco para atropelamento
 
          A Secretaria de Trânsito de Curitiba (Setran) monitora, desde o mês de março, 15 ruas e cruzamentos considerados de alto risco para atropelamentos. Dez pontos ficam na região central da capital, um no Portão, um no Novo Mundo, um no Campo Comprido e um no Sítio Cercado. De acordo com o coordenador de Educação e Formação da Setran, Adilson Lombardo, a maioria dos pontos teve um ou dois atropelamentos com morte no último um ano e meio. Porém, mais que o número de óbitos, o grande fluxo de pedestres e a velocidade empregada em algumas vias fez com que esses locais fossem eleitos como pontos críticos.
 
          “A região da Avenida Presidente Kennedy com a República Argentina, por exemplo, teve um atropelamento fatal nesse período, mas o fluxo no local é tão intenso que se tornou um dos pontos monitorados. Existem ainda aqueles locais que têm passagem esporádica de pedestres, mas grande risco devido à velocidade e outros fatores, como falta de sinalização aos pedestres, como o Contorno Sul”, explica.
 
          Segundo Lombardo, o monitoramento depende de uma série de avaliações, com idas de equipes técnicas aos locais de risco. Há visitas de integrantes dos setores de engenharia e de fiscalização, e em paralelo há um trabalho de pesquisa e orientação com os pedestres. “Fizemos aproximadamente 500 pesquisas até agora que vão nos ajudar a traçar as próximas ações para tentar diminuir os acidentes desse tipo.” (AS).
 
 
Objetivo
 
Programa visa a reduzir pela metade o número de acidentes até 2025.
 
          A coordenadora de diagnóstico da Secretaria de Saúde de Curitiba, Vera Lídia, diz que o objetivo do projeto Vida no Trânsito é reduzir o número total de acidentes pela metade até 2025, como parte de um projeto coordenado pelo Ministério da Saúde. “Aqui em Curitiba estamos percebendo que o principal fator de risco é o uso do álcool e a partir de detecções como esta há um trabalho de intensificação de blitz nas ruas”, explica.
 
          O programa Vida no Trânsito tem a participação de sete órgãos: Batalhão de Polícia de Trânsito, Polícia Rodoviária Federal, Instituto de Criminalística, Secretaria Municipal da Saúde, Secretaria Municipal de Trânsito, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate).
 
        Vera diz que nunca é demais lembrar ao pedestre que a melhor prevenção ao atropelamento é tomar cuidado ao atravessar a rua. (AS)
Atenção redobrada

          Veja abaixo os 15 pontos com alto risco de atropelamento monitorados pela Setran em Curitiba:
 
• Av. Marechal Floriano Peixoto com Av. Sete de Setembro;
• Sete de Setembro: trecho da Alferes Poli até Praça do Japão;
• Travessa da Lapa: trecho entre Av. Visconde de Guarapuava e Alfredo Bufren;
• Av. João Gualberto: entre Luiz Leão e Mauá;
• Av. Sete de Setembro com General Carneiro;
• General Carneiro com Sete de Setembro;
• Affonso Camargo com Sete de Setembro e com Mariano Torres;
• André de Barros com Des, Westphalen;
• André de Barros – trecho entre Visconde de Nacar e Trav. Frei Caneca;
• Fernando Moreira com Visconde de Nácar;
• Visconde de Nácar com Cruz Machado;
• Av. Kennedy com Av. República Argentina (Portão);
• Av. República Argentina com Pedro Zagonel (Novo Mundo);
• Rua João Falarz com Pedro Viriato Parigot de Sousa (Campo Comprido);
• Izaac Ferreira da Cruz - perto do terminal do Sítio Cercado.
 
Interatividade.
 
Que tipo de ação educativa pode ajudar a reduzir os casos de atropelamento?


 

2 comentários:

  1. eu sou aluno da pro Roseli a menos de um ano e fui em todos os passeios do colegio Atonio Jose de Carvalho

    ResponderExcluir
  2. oi sou eu de novo pois eu me chamo Guilherme n14 da sala da prof Roseli Vinentin

    ResponderExcluir